Visão de futuro

O Instituto Brasileiro de Direito Tributário Internacional (IBDTI) foi criado por um grupo de estudiosos do direito tributário nacional e internacional, em janeiro de 2008, com sede em Vitória (Espírito Santo), cidade inserida no contexto da economia globalizada com especial aceleração nos últimos anos. Projeta-se para o futuro uma significativa atuação ultramar de empresas brasileiras que daqui partem e de outras estrangeiras, que aqui chegam. A entidade foi idealizada a partir desta inserção do Brasil no contexto econômico internacional.

Com o crescimento dos investimentos estrangeiros no Brasil e em outros países, interligados por fatos econômicos, houve uma maior atenção às questões jurídicas e a evolução das normas jurídicas, fazendo-se necessária a expansão do que vem sendo denominado de direito tributário internacional.

Nesse cenário, as questões jurídicas ainda são hoje tormentosas no seu trato e estudo, como, por exemplo, o método de apuração dos preços de transferência; a tributação das telecomunicações internacionais quando ao tráfego destas saindo do País para o exterior; os juros de remuneração de capital recebidos por pessoas residentes no Brasil provenientes de outros países; a integração dos sistemas tributários internacionais; acordo para se evitar a bitributação internacional; lucros auferidos no exterior; limites quando as atuações dos fiscais elegendo parâmetros do preço de transferência; o tratamento fiscal do "TRUST" em operações internacionais; e joint-ventures.

Esses temas correspondem a uma gota no oceano das incertezas da tributação internacional. As exageradas formas de tributação interna no Brasil e o acúmulo de obrigações tributárias acessórias mereciam ser exploradas por trabalhos científicos do direito tributário nacional, o qual dominamos há mais de 25 anos de trabalho.

O IBDTI foi idealizado para ser uma entidade centralizadora dos debates, ciclos, estudos e conferências sobre o direito tributário nacional e internacional, além de informar sobre decisões atuais dentro desse campo específico.

Ricardo Corrêa Dalla
é advogado e presidente do IBDTI.

Diretoria

ricardo1

Ricardo Corrêa Dalla

Diretor Presidente
LEONARDO-SERRA

Leonardo Serra de Almeida Pacheco

Secretário Executivo
Valdecir

João Valdir Stelzer

Tesoureiro
WhatsApp-Image-2018-09-12-at-12.58.17

Juracy Nogueira

Conselho Fiscal
Foto-Grazy

Grazielly Vasconcelos Rocha

Conselho Fiscal
1017425_631663293510966_2048589960_n1

Michelly Venturim Dias

Conselho Fiscal
bernardo

Bernardo Marques Dalla

Estagiário